O QUE É?
A Autoavaliação Institucional da Faculdade Vitória em Cristo (FVC) é um processo coletivo de reflexão sobre a sua prática, os seus compromissos com a sociedade e as suas diferentes atividades na busca permanente e sistemática de sua excelência acadêmica.
Pretende, mediante um processo democrático e emancipatório, desencadear ações avaliativas que permitam explicar e compreender, criticamente, as estruturas e relações da FVC, possibilitando um questionamento sistemático de todas as suas ações, seus fins, seus meios, o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como a gestão, a infraestrutura e as condições gerais de trabalho, propondo alternativas viáveis ao seu aperfeiçoamento.
A Política de Avaliação Institucional da FVC fundamenta-se no Paradigma de Avaliação Emancipatória, apresentando os seguintes princípios:
Participação Democrática
Consiste em um processo democrático, que deve envolver os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, de forma coerente com a filosofia de ação da FVC.
Busca da Transformação
Consiste no processo de análise e crítica da realidade, visando a sua transformação. Busca apreender o fenômeno em seus movimentos e em sua relação com a realidade, objetivando a sua transformação, e não apenas a sua descrição. A transformação pretendido deve estar em consonância com os compromissos sociais e políticos assumidos pelos participantes do processo avaliativo.
Abordagem Qualitativa
A Autoavaliação Institucional entendida em uma abordagem qualitativa, deve ser buscada na dinâmica integradora das diversas esferas e estruturas internas e na relação entre elas e a sociedade, através de procedimentos dialógicos e participantes e a utilização, predominantemente, de instrumentos abertos (entrevistas livres e questionários semiestruturados).
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
A Comissão Própria de Avaliação, responsável pela elaboração e desenvolvimento do Plano de Avaliação Institucional, bem como pela consolidação do Relatório de Autoavaliação tem a seguinte constituição:
PLANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
O Plano de Avaliação Institucional referente ao atual período, aprovado em reunião da CPA, foi elaborado considerando as dez dimensões previstas pelo SINAES.
OBJETIVOS GERAIS
- Refletir sobre a Instituição na sua globalidade, contemplando as dez dimensões previstas em lei, através da sistematização de informações, analisando coletivamente os significados de suas realizações, desvendando formas de organização, administração e ação, identificando pontos fracos, bem como pontos fortes e potencialidades;
- Produzir conhecimento sobre a realidade da Instituição, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social;
- Privilegiar o conceito da Autoavaliação e sua prática educativa para gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.
METODOLOGIA
A metodologia de trabalho desenvolve-se através de uma abordagem qualitativa, adotando procedimentos predominantemente dialógicos e participantes e a utilização de instrumentos abertos ou semi estruturados (entrevistas e questionários) e análise documental.
DIMENSÕES A SEREM AVALIADAS:
- MissãoxPDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)
A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, às bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.
Responsabilidade social
- Comunicação com a sociedade
- As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.
- Organização e gestão da Instituição
- Infraestrutura física
- Planejamento e avaliação
- Políticas de atendimento aos estudantes
- Sustentabilidade Financeira
ETAPAS DO PROCESSO AVALIATIVO:
- Aprovação e Divulgação do Plano de Avaliação Institucional: para a comunidade interna e externa da Instituição.
- Desenvolvimento do Processo Avaliativo: serão utilizados procedimentos específicos para cada dimensão a ser avaliada.
- Elaboração dos Relatórios Parciais: serão elaborados relatórios específicos ao final de cada avaliação, sendo amplamente divulgados e analisados pelos segmentos envolvidos no processo.
- Análise geral dos resultados e elaboração do Relatório Final: elaborado ao final do período avaliativo, expressará os resultados de caráter mais geral e abrangente da autoavaliação, apresentando análises, críticas e sugestões que objetivam subsidiar a elaboração de novas propostas de políticas institucionais e a revisão da atuação e da missão institucional.
- Divulgação dos Resultados: para a comunidade interna e externa da Instituição.